O mindful eating é a prática de alimentação consciente que demanda atenção plena à comida na hora das refeições.
Entre os principais benefícios, estão a elevação do bem-estar, identificação de gatilhos emocionais e melhora na digestão dos alimentos, que pode, inclusive, facilitar na perca de peso.
Mas, para isso, é preciso estar verdadeiramente focado na comida, sentindo todos os seus sabores, cheiros, texturas e cores.
Afinal, a proposta do mindful eating é que cada refeição seja uma experiência para o indivíduo e, portanto, é preciso manter a concentração total nela.
Mindful eating no controle do stress
indivíduos com problemas alimentares têm dificuldades em tolerar aflições e angústias e, por isso, utilizam a comida para regular essas experiências internas.
Comportamentos alimentares desordenados interferem na capacidade de reconhecer sinais fisiológicos relacionados à fome e saciedade e reduzem a habilidade de diferenciar esses sinais do sofrimento emocional. Intervenções de mindfulness visam a melhorar a regulação emocional e aumentar a conscientização sobre sinais de fome e saciedade aumentando a consciência dos estados internos e reformulando-os como eventos transitórios
As técnicas de mindfulness aumentam a conscientização dos sinais físicos de fome, permitindo que as pessoas respondam apropriadamente a eles, em vez de restringir a ingestão de alimentos ou comer compulsivamente. Por exemplo, técnicas de respiração consciente e de varredura corporal aumentam o reconhecimento de sinais fisiológicos de fome.
A alimentação consciente também envolve o aumento do reconhecimento de reações e julgamentos sobre comida, por exemplo, ansiedade ao comer chocolate.
Agende aqui sua consulta
1 Comment
Que conteúdo incrível! Rico em detalhes e extremamente
envolvente. Parabéns pela qualidade excepcional do
material apresentado, é inspirador e esclarecedor. Este post
é uma verdadeira fonte de conhecimento e merece
destaque!